A apenas 35 quilômetros de Berlim encontra-se a capital do estado de Brandenburg — a cidade de Potsdam. Ela possui muitos monumentos históricos e culturais: é possível ver luxuosos palácios reais, visitar museus interessantes e mergulhar na era antiga, quando se formaram assentamentos holandeses e russos nessas terras. Para conhecer mais sobre a história da cidade, as atrações de Potsdam são de grande ajuda.
1. Palácio de Sanssouci
O Palácio de Sanssouci foi construído por ordem de Frederico o Grande entre 1745 e 1747. Era sua residência de verão, para onde ele podia fugir do barulho de Berlim. O nome do palácio, em francês, significa “sem preocupações”. O palácio é cercado por jardins deslumbrantes e terraços com vinhedos. Frederico o Grande foi enterrado em um dos terraços superiores, próximo aos túmulos de seus amados galgos.
2. Bairro Holandês
Bem perto do centro de Potsdam, encontra-se uma pequena parte dos Países Baixos. Em meados do século XVIII, o rei Frederico Guilherme I precisava de artesãos habilidosos. Ele os contratou na vizinha Holanda e, para que se sentissem em casa, mandou construir 134 casas de tijolos vermelhos no estilo tradicional holandês. Hoje em dia, essa é a maior construção holandesa fora dos Países Baixos, conhecida como “Pequena Amsterdã”. Aqui, atualmente, estão localizadas boutiques, cafés e restaurantes aconchegantes, galerias e oficinas. Anualmente, ocorrem três festivais nesta área: em abril, o festival de tulipas; em setembro, o Mercado dos Oleiros; e durante o período de Natal, o bazar de Natal holandês.
3. Palácio de Cecilienhof
Cecilienhof é um palácio relativamente novo, mas com sua própria história. Foi o último palácio construído pelos Hohenzollern no estilo Tudor. Sua construção ocorreu de 1913 a 1917. Devido ao início da Primeira Guerra Mundial, as obras foram interrompidas entre 1914 e 1915. Embora a era dos reis tenha terminado, o palácio continuou a existir. Foi aqui que, em 1945, os líderes dos Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética — Harry S. Truman, Winston Churchill e Joseph Stalin — se reuniram para discutir o futuro da Europa e da Ásia após o fim da Segunda Guerra Mundial.
4. Alexandrovka
No norte de Potsdam encontra-se um assentamento russo chamado Alexandrowka. Ele é composto por 13 casas de madeira, fazendas e uma igreja ortodoxa russa. A história deste assentamento começou na primeira metade do século XIX. O rei prussiano Frederico Guilherme III prezava muito a amizade com o czar russo Alexandre I. Para abrigar doze cantores russos do Primeiro Regimento da Guarda Prussiana, esta colônia foi construída. Alguns descendentes dos cantores ainda vivem em Alexandrowka. Para saber mais sobre a história da comunidade, pode-se visitar o museu local.
5. Museu do Cinema de Potsdam
O Museu de Cinema de Potsdam foi fundado em 1981 e inicialmente era um museu de cinema da República Democrática Alemã, mas desde 1990 representa o cinema da Alemanha unificada. Aqui, você pode não apenas aprender como os filmes são feitos, mas também criar sua própria fita, inserindo-se em videoclipes famosos.
6. Museu Barberini
Este é um museu de arte privado localizado na Antiga Praça do Mercado. Ele foi construído no local onde ficava o Palácio Barberini, destruído por bombas durante a Segunda Guerra Mundial. A construção do museu começou em 2013, e em janeiro de 2017 ele foi inaugurado. Aqui se encontra uma coleção de obras de arte da RDA, e nas exposições são apresentados trabalhos de antigos mestres e de arte contemporânea.
7. Ponte dos Espiões
A “Ponte dos Espiões”, também conhecida como Ponte Glienicke, construída em 1907. Ela conecta o bairro de Wannsee, em Berlim, com Potsdam, atravessando o rio Havel. No entanto, por algum tempo, não foi uma ponte comum: durante a Guerra Fria, era uma zona de fronteira entre a Alemanha Oriental e a Ocidental, sendo usada para a troca de espiões capturados. Atualmente, a ponte pode ser atravessada livremente. De lá, há uma vista magnífica do Castelo Glienicke, do Castelo Babelsberg e da Igreja do Salvador em Potsdam.
8. Torre de Einstein
A Torre Einstein é um observatório astrofísico localizado no Parque Científico Albert Einstein, rodeado por uma vegetação exuberante. Foi construída segundo o projeto do arquiteto Erich Mendelsohn entre 1919 e 1922. A torre, nomeada em homenagem ao famoso cientista, foi projetada para um telescópio solar, idealizado pelo astrônomo Erwin Finlay-Freundlich visando estudar e confirmar a teoria da relatividade de Einstein. O telescópio está em uso constante desde 1924. Einstein nunca trabalhou lá, mas abençoou seu projeto e uso.
9. Portão de Brandemburgo
No centro de Potsdam estão os Portões de Brandemburgo. Não o modelo dos grandes portões de Berlim na Praça de Paris, mas o original. Antigamente, como todas as cidades alemãs, Potsdam era cercada por uma muralha, e havia portões para entrar na cidade. Em 1770, após a vitória na Guerra dos Sete Anos, Frederico II da Prússia ordenou a construção de um novo arco triunfal no lugar dos portões de madeira existentes. Esses portões, construídos cerca de 20 anos antes dos de Berlim, simbolizam não apenas a entrada em Potsdam, mas também a entrada no estado federal de Brandemburgo.
10. Igreja de São Nicolau
Igreja de São Nicolau, localizada na antiga Praça do Mercado, é diferente de qualquer outra. Sua história começou no distante século XIII. O edifício que vemos hoje existe desde 1721. Durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja sofreu muito com os bombardeios aéreos e a artilharia soviética. Após a restauração, foi consagrada em 1981. Hoje, além dos serviços religiosos, turistas podem visitar a igreja para admirar o belo interior.