Se você chegou a Veneza, visite todas as atrações turísticas. O mais importante é não se limitar apenas às áreas centrais da cidade. Aqui há muito para ver! Os destaques especiais são as ilhas de Veneza. Não há tantos turistas aqui, o que permite sentir melhor a atmosfera italiana única.
Murano veneza
Devido às suas condições, Veneza foi chamada de “cidade paradisíaca”. As marés desempenharam um papel importante na formação da cidade e em sua arquitetura. Aqui você pode visitar as oficinas de vidreiros e ver com seus próprios olhos como são feitos os produtos do lendário vidro veneziano. A história dessas oficinas remonta ao início do século XIII. A produção local é única, pois os mestres não tinham permissão para levar os segredos de fabricação do vidro para fora da ilha.
Lido veneza
Não se esqueça de visitar a ilha Lido, que protege a lagoa de Veneza do Mar Adriático. Veneza não teria se tornado um porto comercial tão importante sem esta ilha, que sempre a protegeu tanto dos elementos naturais quanto dos piratas. Aqui você encontra praias excelentes!
Pellestrina
Assim como o Lido, esta ilha tem protegido Veneza ao longo dos séculos contra invasões e caprichos da natureza. Na verdade, é uma estreita faixa de terra com 11 quilômetros de extensão, que atravessa as águas da lagoa desde o Lido até a pequena cidade de Chioggia. A largura da parte mais estreita da ilha é de apenas 23 metros, então, mesmo considerando seu comprimento, é possível caminhar por ela tranquilamente em um dia.
Burano
Buranо é uma ilha de pescadores e uma das mais coloridas do mundo! Além das casinhas brilhantes e incomuns, aqui você pode ver o campanário inclinado da igreja de San Martino e visitar o museu do rendado veneziano, uma especialidade da ilha desde o século XVI. Uma característica distintiva da ilha são as fachadas das casas pintadas em cores alegres e vibrantes. Acredita-se que isso começou para ajudar os marinheiros a encontrar mais facilmente o caminho de volta para casa depois das viagens.
Mazzorbo
É uma ilha ao norte da Lagoa de Veneza e conectada por uma ponte de madeira com Burano. A ilha é famosa por seus jardins e vinhas. A principal atração é a Igreja de Santa Catarina, construída no século VIII e reconstruída nos séculos XIV e XVI. Sua torre sineira é coroada por um sino que possivelmente é o mais antigo de Veneza: foi fundido em 1318.
Torcello veneza
Торчелло, erroneamente chamado por muitos de Torricelli, é a ilha mais ao norte da Lagoa de Veneza. Está situada entre outras ilhas ainda habitadas e de fácil acesso. Apenas algumas dezenas de pessoas vivem aqui, cuja única fonte de renda é o turismo. No século V d.C., Torcello tornou-se a primeira ilha da lagoa habitada por pessoas. Conforme a ilha prosperava e se tornava rica através do comércio, cresceu no seu centro uma cidade próspera com palácios e igrejas que rivalizavam com Veneza. Hoje, tudo o que resta desta cidade outrora grandiosa é uma praça isolada cercada pelos edifícios mais antigos da Lagoa de Veneza.