Em 1896, o castelo húngaro de Vajdahunyad foi construído com madeira, compensado e… papel machê. No entanto, com o tempo, ele se tornou tão popular que foi reconstruído em pedra. Descubra este destino turístico incrível
O Castelo de Vajdahunyad é uma homenagem única à tradição arquitetônica milenar da Hungria. Ele apresenta quatro estilos arquitetônicos diferentes. Descubra este destino turístico incrível
O castelo foi projetado pelo arquiteto Ignác Alpár em 1896, como parte das comemorações do milênio da Hungria (mil anos desde que os húngaros medievais se estabeleceram nas planícies da Panônia). Na verdade, era um dos pavilhões da exposição de realizações nacionais. Foi concebido como uma estrutura temporária, construído de madeira e papel machê. No entanto, o “Pavilhão Histórico” da exposição se tornou tão popular entre os moradores locais e visitantes que em 1904 começou a construção do castelo de pedra. A obra foi concluída em 1908. O imperador Francisco José I esteve presente na cerimônia de abertura do castelo Vajdahunyad. Perto da entrada do castelo há um monumento em homenagem ao seu arquiteto.
O castelo é dividido em quatro seções que demonstram arquitetura gótica, barroca, renascentista e românica. Cada seção é subdividida em um total de vinte elementos menores conectados entre si. Cada um deles foi uma cópia de estruturas encontradas em toda a Hungria e na Romênia. A parte mais destacada do castelo é a ala gótica, modelada após o Castelo de Corvin na Romênia, onde viveu o nobre húngaro János Hunyadi. Foi graças a ele que o castelo de Vajdahunyad recebeu seu nome.
No processo de trabalho no castelo de Alpar, foram adotados detalhes e imagens de mais de vinte estruturas famosas na Hungria, resultando em uma combinação única de elementos construtivos e decorativos que vemos hoje.
Localizado no Parque Varosliget, em uma ilha artificial no coração de Budapeste, perto da Praça dos Heróis (um monumento nacional da Hungria), o castelo, no entanto, contrasta com seu ambiente majestoso. Aqui ocorre uma mistura de cores, padrões, gravuras e materiais de construção. A estátua incomum de Anônimo (autor desconhecido da crônica Gesta Hungarorum), situada nos terrenos do castelo, adiciona uma atmosfera de sonho a ele. Além disso, aqui está localizado o Museu de Agricultura da Hungria.
Além do Castelo de Vajdahunyad no pitoresco parque da Varosliget, estão localizados os banhos termais de Szechenyi, um zoológico e um circo.