A pitoresca Eslováquia é muito popular entre os turistas devido à sua natureza deslumbrante e história fascinante. Ao longo dos séculos, esta região foi a fronteira da Hungria, levando à construção frequente de fortalezas e cidadelas inacessíveis. Tantas foram preservadas que às vezes é difícil determinar quais são os castelos mais famosos da Eslováquia.
A principal fortaleza da Eslováquia é o Castelo de Bratislava, localizado no coração da capital do país, erguendo-se sobre o Danúbio. O castelo foi completamente restaurado na década de 1950, adquirindo o estilo arquitetônico do barroco teresiano do século XVIII. Hoje, o palácio funciona como museu histórico da Eslováquia e local de encontro do parlamento.
Entre outras cidadelas famosas da Eslováquia, destaca-se o imenso Castelo de Spiš, situado no topo de uma montanha. Construído no século XI, é cercado por paredes inacessíveis com alturas variando de 20 a 40 metros. Hoje, restam apenas românticas ruínas do castelo, protegidas pela UNESCO.
Também vale destacar o luxuoso Castelo de Nitra, anteriormente pertencente a poderosos bispos. Conserva antigas bastiões, a catedral e um palácio suntuoso, onde agora funciona um interessante museu de livros eclesiásticos antigos. O Castelo de Orava, situado em um penhasco íngreme, é outro complexo medieval poderoso construído em vários níveis.
O romântico Castelo de Bojnice lembra um palácio de conto de fadas. Foi completamente reconstruído em estilo neogótico e decorado com torres elegantes. Além disso, você pode descer até uma caverna incrível com estalactites e estalagmites localizada sob o castelo.
Spišský hrad – O castelo Spišský
Spišský hrad é considerado o maior castelo em toda a Europa Central e na Eslováquia na totalidade. Ele ocupa uma área de 4 hectares. No distante século XVII, cerca de duas mil pessoas viviam em seu território.
Spišský hrad se estende ao longo da encosta de uma enorme rocha. A rede de suas fortificações começa a uma altura de 200 metros acima do nível do mar, enquanto as principais construções e o palácio principal estão situados a 634 metros de altura. A altura das muralhas do castelo varia de 20 a 40 metros.
O castelo foi construído no século XI, mas os edifícios mais antigos preservados datam de meados do século XIII. A maioria das construções foi erguida no século XV, e cem anos depois, novos e poderosos bastiões no estilo da Renascença foram adicionados à fortaleza. Desde 1780, Spišský hrad está em ruínas, que ao longo dos últimos séculos foram cuidadosamente restauradas e transformadas em um museu. Todo o complexo arquitetônico está sob a proteção da UNESCO.
Atualmente, o castelo de Spiš está aberto para visitação. Algumas de suas construções foram quase completamente restauradas e abrigam diversas exposições: achados arqueológicos, armas antigas e instrumentos de tortura. Vale a pena também visitar a luxuosa capela do século XV, cujo interior gótico incomparável foi preservado.
O castelo Zvolenský
Monumental castelo Zvolenský ergue-se acima da cidade homônima. Foi construído pelo rei húngaro Luís em 1382 como uma residência de caça real. Posteriormente, o castelo adquiriu características típicas da arquitetura militar da era renascentista.
Na aparência externa da fortaleza, destaca-se uma fileira de muralhas medievais com torres parcialmente preservadas. O andar térreo dos principais aposentos do castelo é feito em forma de uma galeria de arcadas. Alguns elementos defensivos do castelo de Zvolen lembram o famoso Kremlin de Moscou.
A antiga fortaleza está excelentemente preservada. Atualmente, seus salões luxuosos estão abertos para visitação turística. Merecem atenção especial a capela tardo-gótica ricamente decorada e o enorme salão, organizado em estilo barroco e decorado com retratos de reis e imperadores da dinastia Habsburgo.
Alguns aposentos do castelo de Zvolen pertencem à Galeria Nacional Eslovaca. Aqui estão expostas esculturas e pinturas antigas, incluindo trabalhos de grandes mestres – Paolo Veronese e Peter Paul Rubens.
Zvolen está situado na fronteira sul do enorme parque nacional Nízke Tatry. Outro castelo medieval impressionante – Oravský – está localizado na parte norte do parque.
Castelo de Nitra
Luxuoso Castelo de Nitra se eleva sobre a Cidade Velha de mesmo nome. Sua história remonta a mais de mil anos e está intimamente ligada aos poderosos bispos locais. Um santuário importante do castelo é a Catedral de São Emerano.
A primeira igreja neste local foi fundada em 830, e alguns anos depois a residência do bispo foi estabelecida aqui. A presença de uma fortaleza completa foi oficialmente registrada em meados do século XI. O Castelo de Nitra foi utilizado repetidamente para fins defensivos – resistiu ao ataque dos mongóis-tártaros em 1241, mas foi tomado pelos turcos-otomanos em 1663.
No aspecto arquitetônico moderno do Castelo de Nitra, a catedral domina, composta por várias igrejas. O palácio episcopal foi totalmente reconstruído no século XVIII. A muralha e os portões internos foram preservados desde a era renascentista e datam do século XVI, enquanto outros bastiões foram concluídos ainda no século seguinte.
A Catedral de São Emerano merece menção especial. Sua parte mais antiga – uma pequena rotunda românica dos séculos XI-XII – chegou até os nossos dias. Atualmente, abriga um precioso relicário de prata de 1674. A igreja superior do século XIV é uma obra-prima da arquitetura gótica, enquanto a igreja inferior, mais recente, é luxuosamente decorada em estilo barroco. Na Basílica de São Emerano estão guardadas as relíquias de São Cirilo, o criador do alfabeto eslavo.
Também está aberto no território do Castelo de Nitra um interessante museu diocesano, onde está representado o tesouro do palácio episcopal e raros livros eclesiásticos.
Você pode chegar a Nitra em um trem confortável de Bratislava, localizada a 90 quilômetros a oeste.
Há um post aqui no Blog sobre esse castelo.
O Castelo de Budatín
Romântico Castelo Budatín está localizado perto do centro da grande cidade de Žilina. A primeira construção apareceu aqui ainda no século XIII – naquela época, havia um importante posto alfandegário. Cem anos depois, ele foi ocupado pelo famoso Matúš Čák, o rei não coroado da Eslováquia. Sob seu comando, a construção foi fortemente fortificada e transformada em uma fortaleza completa.
Posteriormente, a fortaleza foi remodelada várias vezes. O palácio principal foi reconstruído no estilo da era Renascença. No século XVII, o castelo perdeu sua função defensiva, então as antigas e poderosas fortificações foram demolidas. Naquela época, foram erguidos elegantes edifícios barrocos, incluindo uma capela. Todo o complexo do palácio adquiriu uma cor branca distintiva.
A característica dominante da aparência arquitetônica do Castelo Budatín é a enorme torre de quatro andares do século XIV. Em seu exterior, ainda são visíveis traços do estilo gótico – o topo dentado e as pequenas janelas.
Atualmente, o castelo abriga um museu. Algumas salas estão abertas para visitação, onde se preservou um impressionante interior antigo – no primeiro andar, por exemplo, pode-se admirar uma lareira única no estilo da era Renascença. Uma exposição separada é dedicada à pintura sacra e às preciosas relíquias eclesiásticas dos séculos XVIII-XIX. Itens especiais do Museu Považie, dedicados ao artesanato popular da região local, despertam particular interesse.
Castelo de Trenčín
Sobre a cidade industrial de Trenčín ergue-se o castelo homônimo, considerado um dos maiores de toda a Eslováquia. As primeiras construções neste local surgiram no século XI. A construção mais antiga é a Torre de Matúš, reconstruída em 1270 no estilo gótico. Na mesma época, o castelo era propriedade de Matúš Čák, um magnata húngaro conhecido como o “rei não coroado da Eslováquia”.
No território da fortaleza, preservaram-se vários palácios antigos dos séculos XIV-XVI: o de Luís, o de Bárbara e o de Zapolsky, respectivamente. As fortificações no lado sul, a parte menos protegida do castelo, merecem um interesse especial. Esse complexo único surgiu nos séculos XV-XVIII, conforme o desenvolvimento da técnica militar. Ele consiste em três paredes, dois fossos e dois bastiões, destinados à artilharia. Além disso, algumas fortificações defensivas remontam a tempos mais antigos. Por exemplo, no porão da Torre Real do século XV, durante muitos séculos, havia uma prisão temível.
Nos aposentos do Castelo de Trenčín, agora há um museu que exibe achados arqueológicos, antiguidades, móveis antigos, uma coleção de armas e pinturas.
O castelo está ligado a uma lenda romântica – em seu nível inferior, há um antigo poço do século XVI, com 80 metros de profundidade. Segundo a lenda, ele foi escavado pelo turco Omar, para recuperar sua noiva sequestrada pelo proprietário do castelo. Além disso, na rocha onde o Castelo de Trenčín se ergue, preservou-se uma inscrição em latim, datada de 179, que confirma que ali passava a fronteira norte do Império Romano.
Há um post aqui no Blog sobre esse castelo.
O castelo de Orava
О Castelo de Orava atrai milhares de turistas devido à sua localização privilegiada, próxima ao Parque Nacional Baixos Tatras e a vários resorts de montanha. O próprio castelo fica situado numa rocha íngreme. Construído no século XIII, foi várias vezes reconstruído e reforçado ao longo dos anos. No entanto, a maioria dos seus edifícios era de madeira, o que tornou o incêndio de 1800 fatal para o Castelo de Orava. A sua aparência atual remonta ao meio do século XX, combinando características dos estilos renascentista e barroco.
O Castelo de Orava está distribuído por vários níveis de altura diferente. O nível inferior é marcado por uma robusta muralha fortificada e pequenas torres, enquanto no topo está localizado o luxuoso palácio. As partes individuais do castelo são ligadas por escadas.
Em 1868, o Museu de Orava foi inaugurado dentro do castelo, exibindo diversas coleções históricas e etnográficas, descobertas arqueológicas e muito mais. Em alguns salões, foi possível recriar interiores únicos com móveis antigos. Vale a pena visitar também a interessante sala de armas e a luxuosa galeria de arte. A capela palaciana também merece atenção especial, com o seu interior barroco do século XVIII preservado.
Emergindo da rocha, o Castelo de Orava oferece um espetáculo único. Ele foi cenário de diversos filmes populares, incluindo o clássico filme de terror “Nosferatu”.
Há um post aqui no Blog sobre esse castelo.
O castelo Bojnice
O impressionante Castelo de Bojnice combina em sua aparência externa vários estilos arquitetônicos. Ele lembra um palácio de conto de fadas e se eleva sobre um vale pitoresco.
O Castelo de Bojnice é conhecido desde o século XI. Entre seus proprietários, destacam-se o famoso magnata húngaro Matúš Čák, governante nominal da Eslováquia, e o poderoso rei da Hungria Matias Corvino. No parque do castelo, uma antiga tília foi preservada, sob a qual, segundo a lenda, o rei Matias costumava promulgar seus decretos. Se a lenda for verdadeira, essa árvore tem mais de 500 anos!
A aparência atual do castelo está ligada a uma história romântica de amor do proprietário da família Pálffy por uma aristocrata francesa, pela qual ele construiu vários palácios luxuosos, semelhantes aos famosos castelos do Vale do Loire. A construção ocorreu de 1889 a 1910, mas os amantes infelizes nunca conseguiram viver aqui juntos.
O imponente Castelo de Bojnice é cercado por uma poderosa muralha com elegantes torres e bastiões. Aliás, em uma delas há uma capela, cujo interior preserva um incomparável design do século XVII. A capela é ricamente decorada com afrescos e estuques. Na cripta estão enterrados membros proeminentes da família Pálffy, de onde também parte um túnel subterrâneo secreto para uma caverna incrível, onde se pode ver as misteriosas formações de estalactites e estalagmites.
Muitas outras salas do castelo também estão abertas à visitação: os quartos góticos do palácio principal, o luxuoso Salão Dourado com teto de madeira… Os interiores preservam móveis antigos, pinturas, e objetos de arte decorativa. Vale destacar o deslumbrante Altar de Bojnice, esculpido em madeira no meio do século XIV.
O Castelo de Bojnice é composto por vários pequenos pátios internos com poços encantadores. Ele também é cercado por um vasto parque que gradualmente se funde com um zoológico urbano, onde vivem leões, linces, ungulados, corujas e diversas espécies de macacos.
Há um post aqui no Blog sobre esse castelo.
Castelo de Krasna Gorka castelos castelos
O Castelo de Krásna Gorka ergue-se numa colina no meio de um vale pitoresco, próximo à fronteira húngara. Aqui, há muitas rochas com cavernas assustadoras e castelos luxuosos no topo. Krásna Gorka é um desses castelos. castelos
Acredita-se que a primeira construção neste local tenha surgido no século XIII, quando o rei húngaro Bela IV se escondeu dos mongóis e tártaros. No século XVI, esta pequena fortificação se transformou num magnífico castelo renascentista, frequentemente atacado pelas tropas turcas. Foi nessa época que o castelo passou para as mãos da famosa família nobre húngara Andrássy. Eles iniciaram a restauração do castelo no início do século XX e o transformaram em um museu interessante.
Apesar de um incêndio recente em 2012, o Castelo de Krásna Gorka está em excelente estado. A fortaleza é composta por uma série de fortificações defensivas e torres redondas encantadoras. No interior, os interiores deslumbrantes foram preservados, com móveis antigos, artigos de vidro, uma coleção de armas e até carruagens. A cozinha medieval é particularmente digna de nota, quase intacta. Vale a pena visitar a capela do castelo, onde o corpo mumificado de Sofia Serédi, esposa de um membro da família Andrássy, repousa em um caixão de vidro. castelos
Além disso, nas proximidades imediatas do castelo, encontra-se o monumental mausoléu da família Andrássy, em forma de rotonda. Até hoje, membros especialmente ilustres desta família são enterrados aqui.
Budmerice e Červený Kameň castelos
Em uma distância de 30 quilômetros de Bratislava estão situados dois castelos encantadores, porém muito diferentes um do outro – Červený Kameň e Budmerice. castelos
O nome “Červený Kameň” significa “pedra vermelha”, mas a construção moderna está pintada em uma suave cor creme. A primeira fortaleza apareceu neste local no século XIII. Trezentos anos depois, o castelo passou para a família dos famosos comerciantes alemães Fugger e foi reconstruído no estilo renascentista. Curiosamente, Albrecht Dürer trabalhou na criação das novas linhas defensivas. Hoje, os interiores luxuosos do castelo Červený Kameň estão abertos para visitação turística. Vale destacar especialmente a capela ricamente decorada com mármore e uma farmácia intrigante, onde o interior do século XVIII está excepcionalmente preservado.
No castelo Červený Kameň também são realizadas diversas exposições dedicadas à vida nobre. Aqui é possível ver móveis antigos, uma coleção de armas, porcelanas e muito mais.
Ao lado do castelo Červený Kameň está localizada a suntuosa mansão de dois andares de Budmerice, construída muito depois da fortaleza medieval, em 1889. castelos
O castelo Červený Kameň e as terras adjacentes pertenciam à nobre família húngara Pálffy. Um de seus membros se apaixonou por uma aristocrata francesa e construiu vários palácios em sua homenagem, semelhantes aos famosos castelos do Vale do Loire. Budmerice é um desses monumentos dessa história de amor. Em torno da mansão branca cresceu um vasto parque paisagístico com lagos artificiais e gazebos românticos. Neste conjunto de palácios e parques se encaixam perfeitamente uma antiga igreja de 1722 e uma charmosa capela barroca de Nossa Senhora das Sete Dores.
Atualmente, o castelo Budmerice pertence à União dos Escritores Eslovacos e, por isso, está fechado para visitação turística. No entanto, é possível passear pelo pitoresco parque praticamente a qualquer momento. castelos
Castelo de Smolenice
O Castelo de Smolenice está localizado em uma colina aos pés das encantadoras Montanhas dos Cárpatos. A primeira estrutura defensiva apareceu aqui no século XIV e pertencia ao próprio rei. Posteriormente, o castelo passou por muitos proprietários – membros das ilustres famílias húngaras Erdődy e Pálffy. castelos
O Castelo de Smolenice entrou em um estado de abandono final após as devastadoras guerras napoleônicas. Das estruturas góticas originais, apenas a rede de fortificações defensivas foi preservada, sobre a qual novas foram construídas em 1887. A construção se estendeu por várias décadas, e as guerras mundiais subsequentes não contribuíram para o progresso. Eventualmente, o Castelo de Smolenice foi concluído nos anos 50 do século XX, muito após a família Pálffy ter deixado a Eslováquia há muito tempo.
O Castelo de Smolenice é feito no estilo neogótico, com uma torre alta e poderosa dominando toda a estrutura, coroada por um telhado cônico. Uma enorme escadaria de 156 degraus leva aos edifícios principais da fortaleza.
O castelo pertence à Academia Eslovaca de Ciências, portanto só está aberto para visitação no verão. O interior é predominantemente decorado em estilo neogótico romântico, mas salas mais recentes foram concluídas nos anos 50 do século XX. Aqui você pode ver azulejos cerâmicos soviéticos familiares e mosaicos interessantes.
Apesar de sua aparência moderna, o Castelo de Smolenice é muito amado pelos turistas. Cercado por um jardim luxuoso, a fortaleza lembra um palácio de conto de fadas. Além disso, é facilmente acessível – há um trem de Bratislava e ônibus de Trnava até o castelo.