Eslovenia é uma joia da Europa injustamente subestimada e um país com uma história muito rica. De acordo com algumas estimativas, existem mais de 500 castelos aqui, incluindo antigos mosteiros fortificados e mansões. Pode-se dizer com segurança que há postos avançados defensivos em praticamente todas as regiões economicamente significativas do país, então estudar esse patrimônio pode levar muito tempo. Escolhemos os castelos mais bonitos da Eslovenia que você precisa ver em primeiro lugar!
10. Castelo Gewerkenegg (Idria) Eslovênia
O castelo foi construído para controlar a extração de mercúrio na cidade de Idrija e está localizado próximo de Liubliana. Chegar até aqui leva apenas uma hora e meia. Ele está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO e atualmente abriga um museu que conta a história da cidade e contém documentos relacionados à extração de mercúrio.
9. Castelo de Bogenšperk Eslovênia
Um pequeno castelo da época da Renascença está localizado no centro do país e é um lugar popular para sessões de fotos românticas de casamentos. No século XVII, ele foi a casa do famoso cientista Janez Vajkard Valvasor, que reuniu uma rica biblioteca e abriu uma oficina de gravura em cobre.
8. Castelo de Celje Eslovenia
O mais antigo de todo o território da Eslovenia: sua parte mais antiga, que consistia em um pequeno edifício, pátio e muralhas, foi construída em uma colina no final dos anos 1100. Com o tempo, o complexo foi significativamente ampliado: surgiram edifícios residenciais e uma torre de vigia, mas a partir do século XVIII começou a decair. Hoje, o restaurado Castelo de Celje está aberto para visitantes.
7. O Castelo de Bled Eslovenia
O Castelo de Bled, situado em um penhasco íngreme sobre um lago glacial, é um símbolo da Eslovenia. Do terraço, há uma vista deslumbrante do Lago Bled, da ilha, das cadeias montanhosas de Karavanke e dos Alpes Julianos. Esta é uma das atrações turísticas mais visitadas da Eslovenia.
6. Castelo de Predjama Eslovenia
O Castelo de Predjama, que pode ser visto na icônica série Game of Thrones, é simplesmente imperdível! Esta estrutura única, que cobre a entrada de uma caverna, é famosa por seu sistema de passagens secretas, através das quais água e alimentos eram transportados durante os períodos de cerco. Na parte mais antiga do complexo, há um túnel subterrâneo secreto, pelo qual é possível sair discretamente no topo da montanha.
5. Castelo de Liubliana
Provavelmente, o Castelo de Ljubljana será o primeiro castelo que você visitará se chegar à capital da Eslovenia. Localizado no centro da cidade, A fortaleza foi construída na Idade Média e desde sua fundação foi várias vezes reformada. Hoje, a partir das suas antigas muralhas, você pode desfrutar de uma bela vista da cidade e das cadeias montanhosas dos Alpes Julianos. O castelo abriga vários pequenos museus que oferecem um vislumbre da história da Eslovenia, e como o complexo é muito grande, há um funicular em funcionamento.
4. Castelo de Žužemberk
Torres cilíndricas e cúpulas cônicas do castelo de Žužemberk erguem-se majestosas sobre o rio Krka. No passado, o antigo edifício foi várias vezes destruído por poderosos terremotos, mas foi restaurado com sucesso. No parque, com uma pequena área de descanso, é possível sentir paz de espírito e tranquilidade.
3. Castelo de Otočec
Este castelo, também situado ao longo do rio Krka, está localizado perto de Žužemberk. Hoje em dia, funciona como um hotel, onde os hóspedes podem experimentar a atmosfera única de um antigo castelo. Mas se você não pretende se hospedar aqui, sempre pode tomar uma xícara de café no café e dar um passeio pela margem do rio.
2. Castelo de Bistra
O mosteiro cartuxo de Bistra foi fundado em 1255 como o primeiro mosteiro na Carniola. Juntamente com Žiče, Jurklošter e Pleterje, foi um dos quatro mosteiros cartuxos na Eslovenia. Inicialmente, era chamado de “Vale Feliz”, mas com o tempo o mosteiro foi renomeado em homenagem à vila vizinha de Borovnica, e no final do século XV recebeu o nome definitivo de Bistra.
1. Castelo de Ptuj
Uma das atrações mais conhecidas da Eslovenia foi construída no local de uma antiga fortaleza. O majestoso edifício, erguido no século XII por ordem de Conrad de Salzburgo, manteve sua aparência original até hoje. No interior, o mobiliário antigo está bem preservado e as paredes são adornadas com obras de pintores renomados.
“Não faça isso, Agnieszka” é um romance de Markko Simonov que narra a história de Agnieszka Dąbrowska, uma mulher polonesa envolta em uma jornada de autodescoberta, angústia e esperança. A trama se desenrola principalmente na cidade histórica de Gdańsk, com passagens também em Varsóvia, onde Agnieszka enfrenta desafios pessoais e profissionais.