Na extremidade do continente euro-asiático, em uma área pitoresca, nas colinas cobertas de pinheiros, no distrito de Lisboa, em Portugal, está situada a cidade de Sintra.
Em Sintra, há um maravilhoso parque, palácios únicos, fortalezas e castelos que conquistam pela sua elegância e magnificência. Um desses palácios está localizado bem no centro da cidade. O Palácio Nacional de Sintra (também chamado de Palácio da Vila). Outrora, ele foi a residência dos monarcas portugueses. Hoje, está incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
O complexo palaciano e de jardins Quinta da Regaleira está localizado na parte antiga da cidade de Sintra. No território do complexo, há um palácio em estilo neogótico, um parque com lagos, grutas, fontes e uma capela. O palácio foi nomeado em homenagem à baronesa da Regaleira, que adquiriu a propriedade em 1840 (a Quinta da Regaleira também é conhecida como o Palácio do Milionário Monteiro). Este palácio também está incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
O Poço da Iniciação é a atração subterrânea mais famosa em Regaleira. O poço desce profundamente na terra. Espiralando ao seu redor, existem aberturas arqueadas que consistem em nove lanços de quinze degraus cada. Segundo a lenda, esses nove lanços simbolizam os nove círculos do Inferno, Purgatório e Paraíso descritos na “Divina Comédia” de Dante Alighieri. No fundo do poço, está desenhado o brasão de Monteiro – uma estrela de oito pontas com uma cruz templária inserida. Na parede, há um dos símbolos da maçonaria – um triângulo radiante. Acredita-se que o poço era usado para cerimônias religiosas da fraternidade maçônica, embora não haja comprovação documental disso.
Lago com grutas e cachoeira
O Palácio de Monserrate está localizado nos arredores da cidade, em uma área de montanha e parque florestal. Foi construído em 1858 especificamente para Francis Cook. A arquitetura do palácio mistura três estilos – indiano, mourisco e gótico.
Em torno do palácio, há um parque paisagístico em estilo inglês.
O Castelo dos Mouros ergue-se sobre a cidade no topo de uma montanha. Em frente a ele, no cume da serra de Sintra, está localizado o Palácio da Pena.
O castelo foi construído pelos mouros entre os séculos IX e X. Durante o terremoto de Lisboa de 1755, o castelo foi gravemente danificado. Sua restauração começou no final do século XIX, durante o reinado do rei de Portugal Fernando II. O castelo e a floresta ao seu redor estão incluídos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
O Palácio da Pena ergue-se sobre uma alta rocha acima de Sintra. O palácio e o parque adjacente foram fundados em 1840 como residência de verão da realeza. A construção foi organizada pelo príncipe Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, marido da rainha de Portugal Maria II.
Na arquitetura do edifício, estão misturados diferentes estilos: gótico, renascentista, manuelino, oriental e mourisco.
Parede do arco de entrada
A torre do palácio
Pátio interno
Fato interessante: Em 7 de julho de 2007, o Palácio da Pena foi escolhido como uma das sete maravilhas de Portugal.